Já repararam que a gasolina está exorbitantemente cara? Ontem aumentou outra vez, e nós já nem ligamos... não consigo sequer imaginar onde isto vai parar. Entretanto, pus-me a pesquisar sobre o que tem sido feito em matéria de energias alternativas e na comercialização de automóveis movidos a células de combustível. Encontrei o Honda FCX, que parece que vai começar a ser comercializado em Portugal a partir deste ano (será verdade?). Quanto será que um veículo deste género irá custar em Portugal? Que vantagens e desvantagens traz uma tecnologia destas no consumo dos cidadãos? Como é urgente encontrar alternativas aos combustíveis fósseis, adivinha-se um futuro cada vez mais propício ao aparecimento deste tipo de produtos nos nossos mercados e no nosso dia-a-dia. Será? Lanço estas questões a quem as queira comentar, pois eu sou uma leiga no assunto e gostaria, penso que todos gostaríamos, de saber um pouco mais e estar um pouco mais esclarecidos.
Bem haja.
sábado, 1 de março de 2008
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2 comentários:
Um dos membros deste blog é a pessoa indicada para responder à tua dúvida. Aliás, acho que essa é a dúvida que paira hoje na cabeça das pessoas mais preocupadas.
Era porreiro que este membro comentasse o teu post.
Embora o assunto seja o Honda FCX, encontrei hoje um exemplo sobre a Toyota e o seu Prius.
Para compensar o investimento em tecnologias "verdes", a Toyota procura maximizar as vendas de veículos convencionais, muito mais poluentes, mesmo que isso implique um aumento do consumo de combustível. Excerto do artigo na Wired:
"[...] In 2006, when Ford's F-Series pickup outsold the Tundra by 670,000 units, Toyota beefed up the truck's engine from a modest 4.7 liters to a gas-guzzling 5.7 liters. The result? Tundra sales jumped 58 percent in 2007. To maintain that momentum, the company then joined eight other auto manufacturers lobbying Congress against higher fuel-economy standards."
Artigo completo:
Saving the Earth? Good for You — Just Be Sure to Watch the Bottom Line
http://www.wired.com/techbiz/it/magazine/16-04/bz_green
"Bottom-line": não tenham ilusões, com a "moda verde", as empresas procuram apenas capturar uma fatia de mercado, aliciando consumidores com preocupações ambientais. No caso do Prius, o marketing é muito bonito, mas não conta toda a verdade sobre o comportamento da Toyota em questões ambientais.
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