sexta-feira, 23 de maio de 2008

E porque hoje é Sexta-Feira


Aqui fica uma sugestão de filme-DVD.
Grande Prémio Ecrã Júnior do Festival de Cannes.

Em 2005, duma parceria Cubana-Francesa nasceu um filme, onde os dois actores principais são crianças cubanas. Uma filme delicioso, porque deliciosas são as crianças (esta soou um pouco mal). Segundo informações que recolhi, nunca passou nos cinemas por cá (nem mesmo no fantástico cinema King).

Aqui fica a sinopse:

As crianças, Malú e Jorgito, de 11 e 12 anos, nutrem um grande afecto um pelo outro, apesar de estarem sempre a discutir. Os pais de Jorgito são pro-Catristas, enquanto Malu foi educada por uma mãe burguesa e católica que decidiu que chegou a hora de emigrar.

Mas o pai de Malu tem que assinar uma autorização para a sua filha poder ir com a sua ex-mulher para fora do pais. Malu e Jorgito aventuram-se de autocarro, à boleia e a pé desde Havana até à ponta mais oriental da ilha, onde o seu pai é faroleiro, para tentar impedir que este assine a autorização.

Pelo caminho, as duas crianças, vêem animais e estrelas cadentes e encontram espíritos, sendo ajudados por estranhas e invulgares personagens e por anjos da guarda.


Um filme com uma história encantadora, e com uma imagem fantástica.

Que Viva Cuba!

1 comentário:

Zeí disse...

Além da fabulosa história de amizade entre duas crianças, este filme dá-nos a possibilidade de observar, de uma forma leve, alguns aspectos curiosos da vida quotidiana dos cubanos.

Para quem vê este filme, são 79 minutos de desmistificação da imagem negativa de Cuba que nos é impingida tantas vezes pelos meio de comunicação.