terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Anjo Cão :: 1ª Sessão

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

MFX back in the sea shanty - Sex 22 de Fevereiro

O colectivo MFX está de volta à marginal de Sesimbra.

Vamos estar presentes com a já habitual caldeirada de Drum and Bass e uma açorda de boa disposição resultando num ensopado de vibrações pujantes noite a dentro na próxima sexta dia 22 de Fevereiro.

Não há consumo mínimo nem entrada.




Localização:





_________________
MozartFX

http://myspace.com/mfxdnb

Anne Love Joy na 1ª Sessão de Corroios'2008

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Comunidade de Danças Tradicionais


Viva pessoal. Apresento-vos o novo projecto web, em que alguns de nós estamos envolvidos. É um fórum dedicado às Danças Tradicionais de todo o mundo. Sei que alguns já tiverem em bailes e até gostam :P

www.dancastradicionais.net

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Ao meu avô

Hoje é o dia em que acaba uma vida em cheio, uma vida plena, com alguns golpes fortes no fim, sempre superados. Da minha parte, posso dizer que recordo com saudade as conversas, os passeios de manhã pela Serra da Arrábida, as idas à praia de Sesimbra, a companhia. Foi com ele que aprendi a compreender e a gostar da Natureza, porque ele tudo sabia. Ensinava-me as flores, as plantas todas, os bichinhos grandes e pequenos. Como eu gostava daquilo, como eu me divertia! Recordo também coisas não tão agradáveis quando o via de bata branca em cima de mim a arrancar-me dentes ou judiarias parecidas. Mas depois vinha sempre um geladinho ou um peixinho cozido com batatinhas por ele cozinhado, para compensar… e como compensava!
Ele era o homem que eu conhecia que mais gostava de beijinhos, abraços, carinho, mão dada, que apertou sempre até ao fim com toda a força que tinha. Força… tinha tanta! Meu Deus, lembro-me daquela vez que me puxou para um primeiro andar agarrada a uma corda…
Gostava da boa vida, de estar com os amigos, conviver, rir, contar muitas piadas, anedotas. Por isso tudo e por ser tão bom ficou com amigos que estou certa serão para sempre, mesmo depois da morte. Amigos estes que, infelizmente para eles e para nós, não podem estar presentes neste momento por ser tão longe, e por ser dia de semana. É assim, todos nós temos as nossas vidas, as nossas rotinas e a vida tem mesmo que continuar.
Aqui estamos nós unidos para recordar uma vida em pleno, que é a única coisa preciosa que podemos levar da nossa estadia por cá.
Esta casa e as nossas vidas ficam estranhamente mais vazias. O mundo fica definitivamente um pouco mais pobre.


Até sempre, meu avô.

Conferência “Secularisme or Democracy?” 27 de Fevereiro de 2008 - 18H Fundação Calouste Gulbenkian, Sala 1

Conferência “Secularisme or Democracy?” por Veit Bader da Universidade de Amesterdão que se irá realizar dia 27 de Fevereiro de 2008 – 18h00 Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Sala 1.

Veit Bader é professor catedrático de Sociologia e Filosofia Política nas Faculdades de Sociologia e de Filosofia da Universidade de Amesterdão. Participa no projecto do IMES (Institute for Migration and Ethnics Studies). É autor de mais de 100 artigos e 13 livros, sendo de relevar estudos sobre Weber e Marx, Desigualdades Sociais, Acção Colectiva, Racismo e Etnicidade, Cidadania e Exclusão, Migrações e Multiculturalismo, Secularismo, Religião e Democracia Associativa.

A propósito do seu livro "Secularism or Democracy? Associational Governance of Religious Diversity", Amsterdam University Pres, 2007:
"Established institutions and policies of dealing with religious diversity in liberal democratic states are increasingly under pressure. Practical politics and political theory is caught in a trap between a fully secularized state (strict separation of state and politics from completely privatized religions based on an idealized version of American denominationalism or French republicanism) and neo-corporatist or ‘pillarized’ regimes of selective cooperation between states and organized religions. The book offers an original, comprehensive conceptual, theoretical and practical approach to problems of governance of religious diversity from a multi-disciplinary perspective combining moral and political philosophy, constitutional law, history, sociology and anthropology of religions and comparative institutionalism. Proposals of associative democracy – a moderately libertarian, flexible version of democratic institutional pluralism – are introduced and scrutinized whether they can serve as plausible third way overcoming the inherent deficiencies of the predominant models in theory and practice." (www.aps.pt)

Esta Conferência é organizada pela Associação Portuguesa de Sociologia e CICS - Universidade do Minho.
A Entrada é Livre.

Para mais detalhes e comentários acerca da conferência consultar o site da Associação Portuguesa de Sociologia www.aps.pt

Mais informações: aps@aps.pt – Tel.: 217804738

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Mafamude Vs INEM

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

recortes de jornais e afins

Amigos,

Vou pedir-vos para me guardarem todas as referências que encontrarem na Comunicação Social, ao Festival de Música de Corroios.

Obrigado,
Carlos

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Festa Tradicional 15 de Fevereiro Bar Pintus Costa da Caparica

Bom, não tenho um cartaz tão bonito e elaborado como o que está em baixo, mas venho na mesma convidar-vos a todos para o primeiro (?) mini-evento de danças tradicionais a realizar na margem sul.

Procurando as nossas raízes culturais através da música e da dança, cada vez tem havido mais espaços (e tempos) abertos à participação de todos. Nesta festa vamos poder aprender coreografias ancestrais (ou não), divertirmo-nos e sair com a alma mais leve, um sorriso na cara. Estão todos convidados e se houver dúvidas é só contactarem comigo!

Estão todos convidados

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Agenda do Festival de Corroios

1ª Sessão (16 de Fev.)

Anne Love Joy + Anjo Cão

Plastica (banda convidada)

22h00 * Cine-Teatro do GC Corroios


2ª Sessão (23 de Fev.)

Suprah + We Not

You Should Go Ahead (banda convidada)

22h00 * Cine-Teatro do GC Corroios


3ª Sessão (1 de Mar.)

Million Dollar Lips + Display

The Poppers (banda convidada)

22h00 * Mundet (Seixal)


4ª Sessão (8 de Mar.)

The Profillers + The Mad Dogs

the Cynicals (banda convidada)

22h00 * Cine-Teatro do GC Corroios


Final (15 de Mar.)

3 projectos finalistas

Banda convidada

22h00 * Cine-Teatro do GC Corroios

+info: http://festivalmusica.jf-corroios.pt/

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A Doutrina do Choque

"Só uma crise, real ou sentida, pode provocar uma mudança" (Milton Friedman)

E crises não têm faltado nos últimos anos, como o incontornável 9/11, o tsunami no sudoeste asiático, e o furacão Katrina. Seja pela mão do homem, por fenómenos da natureza, ou pela degradação desta pela acção do homem, pode-se verificar que as situações de crise são usadas pelos governos, democráticos ou não, para a tomada de medidas ou pela aprovação de leis que poderiam não passar despercebidas por um público atento, fossem outras as circunstâncias. Quando a propaganda não é suficiente...

O Patriot Act e a invasão do Afeganistão e do Iraque, por exemplo, não beneficiaram em nada os povos destes dois países - nem os norte-americanos, que vivem actualmente numa crise (mais uma!) do mercado imobiliário - mas em contrapartida contribuiram para o enriquecimento de empresas como a Halliburton ou a Blackwater.

É este o tema de um curto documentário de Alfonso Cuaron (Children of Men) e Naomi Klein, que pode ser visto gratuita e integralmente aqui ou no site oficial:



O livro The Shock Doctrine (Naomi Klein) está disponível em Portugal, pelo menos naquelas livrarias com nome de ar-condicionado.

Mais:
naomiklein.org
The Shock Doutrine (filme em quicktime, wmv, ogg, flash)
Naomi Klein - The Shock Doutrine (palestra)

Aproveitando a deixa do VG no artigo anterior, a crise do sistema nacional de saúde, quer pelo fecho de urgências e maternidades quer pelas anedotas do INEM, serve principalmente para vender a ideia de que um serviço público de saúde tem que ser necessariamente um serviço dispendioso (e por isso, tem que ser reduzido) e incapaz de responder às necessidades, como se os serviços privados fossem então a receita para todos os males.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Tinoni Tinoni Tinoni...

Escrevo este pequeno texto, a propósito do estado do serviço de saúde em Portugal. Ou por outras palavras, no anedótico que isto tudo se tornou.

O que se está a passar em Portugal a nível da saúde (e a outros níveis) é tão grave que podemos ter duas reacções: chorar ou rir. Chorar, choram todos os familiares que vêem o seu ente querido morrer em plenas urgências depois de horas e horas sem ser atendido ou então porque a ajuda chega demasiado tarde ou a urgência é longe demais do sinistro.

Com um governo, que se diz de esquerda mas que na realidade faz uma política pro-neoliberal nas áreas sociais do estado onde se inclui a saúde, não se pode esperar muito.

Uma saudação a todas as populações que por muitos lugares do país não cruzaram os braços e saíram à rua para lutar pelos seus direitos. Destes destaca-se o Povo de Anadia que constantemente saiu à rua, marchou e se concentrou para protestarem contra o fecho das suas urgências e contra esta política de saúde.

A queda do ministro como acto político é importante, mas mais importante é mesmo a mudança de conteudo e de rumo da política de saúde do governo liderado por Socrátes. Por isso há que continuar a estar muito atento, para que não seja só uma mudança de caras!

Nesta trágico-comédia quem é que afinal nos consegue fazer rir com este assunto? Só mesmo o gato fedorento Ricardo Araújo Pereira.
Não acreditam? Ora vejam:

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Sweeny Todd, O Terrível Barbeiro de Fleet Street

Quem viu este Natal o musical Sweeny Todd, o Terrível Barbeiro de Fleet Street no Teatro Aberto de certeza que não vai querer perder a versão cinematográfica da história de horror e fantasia de Peter Alexander Haining.

Estreia hoje nas salas de cinema portuguesas e foi considerado pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood como o melhor filme na categoria comédia/musical. O filme contou ainda com um Globo de Ouro para Johnny Depp como Melhor Actor comédia/Musical.

Para os curiosos, aqui fica o site oficial do Filme http://www.sweeneytoddmovie.com/

Cuidado com as tesouradas e as navalhadas...meninos, vão com a barbinha feita para o cinema!